Participação do PIBID na Feira do Livro de Erechim


Teoria e prática da Sociologia no ensino médio: aproximações entre a universidade e a escola



Clovis Schmitt Souza (Coordenador do Projeto PIBID- Sociologia/UFFS)
Luciana Alesso (Supervisora do Projeto PIBID- Sociologia/UFFS, Escola Érico Veríssimo)
Gabriel Claro da Rosa; Janniny Gautério Kierniew; Luciano Perosa; Sonia Tussi; Vilmar Graboski (Bolsistas do Projeto PIBID- Sociologia/UFFS)

O atual contexto de expansão do ensino superior público brasileiro, abre a possibilidade do enfrentamento dos déficits formativos de professores de sociologia, principalmente em regiões historicamente desassistidas de cursos de licenciatura na área de ciências sociais como, no caso, da região do Alto Uruguai gaúcho. Em face dessa realidade, a criação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim objetiva minimizar este cenário através da formação de novos profissionais que possam atuar neste contexto. No ano de 2011 o curso teve aprovado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado a  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que  articula a formação dos  licenciandos com a realidade das  escolas do sistema estaduais e municipais de ensino. Como prática efetiva, o projeto se propõe a trabalhar com bolsistas do programa juntamente com supervisores da escola Érico Veríssimo com o intuito de planejar e discutir estratégias de ações voltadas a práticas de ensino em sala de aula. Através do levantamento de informações sobre as condições de ensino, observações de práticas curriculares, grupos de estudos, atividades extraclasses e da realização de seminários no ambiente escolar, o projeto pretende compreender como a prática da sociologia é trabalhada na escola e, a partir disso, construir possibilidade de ação.  No entanto, aproximar as discussões pertencentes ao campo da disciplina de  ciências sociais  da  realidade da sala de aula (com suas  peculiaridades e particularidades) constitui o desafio instigante do projeto. Assim, o diálogo permanente entre os envolvidos (bolsistas, supervisores, estudantes) constitui-se no principal indutor das reflexões do projeto.

Comentários

  1. ESSE BLOG SERÁ UM MEIO PARA POSTAGENS REFERENTES AS ATIVIDADES REALIZADAS PELA EQUIPE DO PROJETO PIBID.
    CERTEZA DE BONS RESULTADOS E MUITOS SEGUIDORES. ABRAÇO A TODOS.

    SONIA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns galera do PIBID!!!
    O blog está excelente.
    Bastante informativo, e o layout está muito legal =)
    Abraços Juliana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas