Intervenção em Sala de Aula - FATO SOCIAL Durkheim 1º A- Claudia e Marjorie 05/09/14


Na sexta feira 05/09/14 as bolsistas Claudia e a Marjorie realizaram mais uma intervenção em Sala de Aula na turma 1ªA durante o primeiro período do turno matutino.
O primeiro momento da intervenção esteve voltado à retomada de conteúdo da aula anterior, com as noções de Solidariedade Mecânica e Orgânica.
O conceito de Solidariedade Mecânica está relacionado com as sociedades simples, onde ocorre semelhança entre indivíduos e as atividades econômicas são realizadas sem a divisão do trabalho. O conceito de Solidariedade Orgânica está relacionado com as sociedades industriais, tendo como ponto de partida uma nova estrutura social a partir da divisão do trabalho e consequentemente uma nova formação de indivíduo, onde se evidenciam as diferenças de pensamento e forma de agir das pessoas.
 A partir desse ponto foi possível lembrar as características essenciais de uma instituição – formada por normas, regras e valores – e trabalhar o conceito de ANOMIA, entendido como uma “anormalidade” dentro da sociedade, ou seja, trata-se do desvio das regras e padrões exigidos por uma instituição. A ação do indivíduo pode vir a tornar-se uma anomia quando ele percebe que a existência de determinada instituição não possui sentido algum para sua existência.
            Dando sequência as explicações, a partir da compreensão da realidade dos alunos sobre a instituição trabalho foi possível trabalhar o conceito de FATO SOCIAL, entendendo-o como maneiras de PENSAR, AGIR e SENTIR que se impõe ao indivíduo de forma EXTERNA, GERAL e COERCITIVA.
            Como apoio metodológico, foi apresentado aos alunos o clip*  “Admirável Chip Novo”** da cantora Pitty, sendo posteriormente realizada uma análise sobre a letra da música a fim de relacionar com o conceito de Fato Social e suas características.
            Como fechamento da intervenção realizada em aula, propôs-se uma atividade para a semana seguinte, onde cada aluno deverá trazer uma música relacionando com o conceito chave de Durkheim da aula de hoje : FATO SOCIAL.
Marjorie






Comentários

Postagens mais visitadas