Cin&rico: "JOGO DA VIDA"

Na agradável e ensolarada tarde de sábado 30 de agosto, os integrantes do projeto PIBID Ciências Sociais puderam contar com a presença de alunos da Escola Érico Veríssimo e UFFS para a concretização de mais uma etapa do projeto Cin&rico, cujo objetivo é reunir pessoas em sessões mensais que estejam dispostas a debater temáticas da sociologia sobre um filme previamente determinado.
O filme “JOGO DA VIDA” foi escolhido via processo eleitoral pelos alunos da escola e exibido a fim de trazer elementos para discutirmos a temática “juventude”. Como em toda boa sessão de cinema, houve pipocas, refrigerantes e companhia de pessoas que puderam enriquecer esse momento com suas contribuições sobre o assunto.
A condução do debate e reflexões sobre o conceito sociológico juventude foi de responsabilidade dos bolsistas Charles e Marjorie.
Os bolsistas partiram da classificação naturalizada da vida social em três grandes fases: o período em que se é criança, depois juventude e posteriormente adulto.
Dessa analise, entendeu-se que um indivíduo começa-se a constituir-se como criança, sendo, portanto um sujeito dependente de seus pais ou responsáveis. No decorrer do desenvolvimento passa-se a uma etapa de descobertas sobre organização da sociedade e instituições, portando a juventude é uma fase de maior autonomia frente a esse cenário percebido. Da juventude passa-se a uma fase adulta onde há o amadurecimento das ideias e maior acúmulo de experiências sobre as fases anteriores.
No debate propôs-se a reflexão sobre os tipos de organizações sociais em classificações por grupos, pois nem todas as sociedades possuem essa mesma divisão em: crianças, juventudes e adultos.  Foi problematizada a questão da idade, pois não há uma faixa etária que enquadre definitivamente cada uma dessas fases, considerando que as situações e contextos sociais podem alterar a posição de cada individuo dentro dessa classificação na sociedade em função dos papeis que podem se impor sobre ele.
A ideia de que crianças, juventudes e adultos seguem uma sequencia lógica e natural deve ser desnaturalizada, pois para além dos fatores biológicos e de idade, várias situações podem mudar essas posições constantemente, estando essas situações dependentes das relações sociais.

Agrademos à todos pela participação e convidamos para a próxima edição do Cin&rico no dia 27 de Setembro com a temática Terrorismo!

Marjorie





Comentários

Postagens mais visitadas