Resumo da obra "A guerra no Bom Fim", de Moacyr Scliar, e seu uso nas aulas de Sociologia

Por Adriel Ribeiro

Resumo do Livro

      O livro é escrito envolto do personagem Joel, menino Judeu que habitava em Porto Alegre nos anos de 1940. Morava Joel e sua família no bairro do Bom Fim, sendo esse o coração dos Judeus na capital gaúcha. No período que se passa na literatura, é o mesmo período da segunda guerra mundial, a qual Joel sua família e seus amigos acompanhavam só pelas noticias. Mesmo dessa maneira Joel, imaginava-se um grande capitão, em certos momentos até Rei do que ele o denominava pais, “Bom Fim”, além de imaginar ele e seus amigos, combatendo os nazistas.
        O tempo passa, a guerra acaba, Porto Alegre se desenvolve e com isso o Bom Fim também, as crianças já não são as mesmas, pois Joel e sua turma já são jovens-adultos, sendo que com isso a vida já não é mais a mesma para os velhos habitantes do bom fim. Mas a vida continua a passar, a mãe de Joel acaba falecendo, e Joel mudasse para um apartamento com seu pai. Joel trabalha com vendas de Joias, mesmo sendo já um homem tinha a mesma fisiologia de quando mais novo.
        Com o tempo o pai de Joel, o velho Samuel, começa a perder a noção da realidade, sendo que em sua memória ainda estavam vivendo os dias da guerra. Chega um dia que Samuel resolve retornar para a sua velha casa no Bom Fim, e lá passar os últimos dias de sua vida, Joel devido a várias situações se afasta um pouco de seu velho pai, e Samuel cada vez menos saia de casa, com receio de encontrar alemães. Com o passar do tempo ainda quando Joel morava com sua família no Bom Fim, um ex- soldado alemão, se mudou para o Bom Fim e ali abriu um bar, um comércio, numa das esquinas do bairro, o tempo passou o alemão cassou-se com uma negra e teve três filhos.
        O velho alemão vivia desolado devido as ofensas que recebia de alguns judeus, um certo dia seus três filhos resolveram sequestrar o velho Samuel para dar uma supressa para seu pai devido ao seu aniversário, e o que era para ser um brincadeira acabou sendo fatal e eles acabaram por matar o velho Samuel, na tentativa de esconder o crime, eles picaram o corpo de Samuel, e ao esconder a carne, chega sua mãe e pensa que é carne para um festa e sendo assim os pequenos alemães fizeram churrasco do corpo do velho sendo degustado na surpresa do aniversário de seu pai. No exato momento que a carne do corpo de Samuel esta sendo assada e degustada pela família do velho alemão, Joel sente saudade de seu pai e vai em direção de sua antiga casa para visitá-lo.

Como pode ser trabalhado em Aula
        Creio que uma das maneiras de trabalhar essa literatura na aula de sociologia no ensino médio séria usando e relacionando a história a teoria de Durkheim. Dentre várias formas de usar essa literatura na aula de sociologia, entendo que seria uma boa maneira de trabalhar solidariedade mecânica e orgânica existente na teoria Durkheimiana, demonstrando através do livro, o Bom Fim no começo do livro com poucas famílias, onde todos se conhecem a uma ligação da sociedade, através da cultura, religião entre outras maneiras, e o bairro depois, com o passar do tempo, onde já não existe mais tão forte essa ligação.

Comentários

Postagens mais visitadas