Literatura em sala de aula. Resumo da obra “Helena” do autor Machado de Assis

Por Cláudia Gonçalves

A obra “Helena” é um romance e tem como personagens principais Helena, seu suposto irmão Estácio, a tia de Estácio, Úrsula e o Padre Melchior que está presente em todas as ações da família. Há também a noiva de Estácio, Eugenia. O enredo acontece no bairro de Andaraí, no Rio de Janeiro. Na chácara da família do Conselheiro Vale. Este era pai de Estácio, que morre já no primeiro capitulo.
         Com a morte do Conselheiro Vale, na hora da partilha da herança, surge uma suposta filha, Helena. No testamente ele pede que sua família acolha Helena por ser sua filha. Estácio logo aceita as condições do pai morto e acolhe a moça que tem apenas 16 anos. A dona Úrsula ficou um pouco apreensiva, mas caiu aos muitos encantos de Helena. O padre Melchior acolheu a menina também como se fosse da família.
         Estácio e Helena se sentem atraídos, apaixonados, nutrindo assim um amor de irmão ou meio irmãos. Tentando de todas formas esconder. Mas o Padre Melchior logo percebeu e tentava de todas as formas afastar os dois daquele amor proibido. Muitas vezes insistindo o casamento de Estácio com Eugenia e buscando possíveis noivos para Helena.
         Estácio é convidado a seguir carreira política, como seu pai, mas ele se negou preferindo seguir seus estudos matemáticos. Todos os políticos da região  o agradavam muito por ser de uma família de grandes posses, muito preterido para ser politico principalmente pelo pai de sua noiva.
         No decorrer do enredo o amor de Estácio e Helena aumentava e os dois sofriam. Até que ele decidiu casar-se com Eugenia para fugir do sentimento por Helena que sofria muito.
         Certo dia Estácio seguiu Helena em sua cavalgada matinal e percebeu que ela e seu escravo entraram em uma pequena casa nas proximidades da chácara onde morava. Viu a moça sair chorando de lá. Então resolveu segui-la mais vezes. Algumas vezes entrava na casa e outras passavam direto. Um dia não se aquentou e entrou na casa. Lá encontrou um senhor com aparência de mendigo, uma casa suja e moveis velhos gastos pelo tempo. Feriu sua mão propositalmente e pediu ajuda ao senhor, mas não perguntou se conhecia Helena. Ficou confuso ao ver o escravo sair da casa com uma carta e ao chegar em casa Helena chorava. Não pediu nada apenas a consolou, mas ela nada falou.
         Muitos fatos aconteceram. Até que um dia o Padre Melchior via que o amor de Estácio era demais pela moça e ao mesmo sofrimento da Helena. Resolveu ir a fundo na história para acabar de vez com aquilo.
         Os dias partiram até a casa do velho mendigo e ele os revelou tudo. Ele era o pai de Helena que a muito tempo teria abandonado sua mãe e ela, e quando voltou ela vivia com o pai de Estácio em outra cidade. a mãe de Helena morreu antes do Conselheiro Vale, que mandou Helena para uma escola de meninas, onde ficou até sua morte.
         No mesmo tempo que sentiu raiva, Estácio sentiu alivio por não ser irmão de Helena. Mas a moça de nenhuma forma quis a revelação dos fatos ao publico. Apenas a família e o padre sabiam dos fatos.
         Helena no final do livro morre de doença pulmonar, mas acredito que ela  morreu de tristeza por amar Estácio e não poder concretizar seu amor. Na realidade por ela ser de uma classe inferior a de Estácio.

         
O livro pode ser usado em aula de sociologia para alunos de ensino médio?

         O livro pode ser citado nas aulas de sociologia ara alunos de ensino médio fazendo uma analise sobre as classes sociais no contexto da época e como era a politica no século XIX. As classes eram bem definidas, as pessoas de grandes posses seguiam carreira politica. Uma moça pobre jamais casaria com um rapaz rico. Helena sofria por saber que vinha de uma classe não privilegiada e não seria aceita na sociedade que foi criada. Se todos soubessem era seria descriminada e perderia o valor social que conquistou sendo, supostamente filha, de um pai de classe bem sucedida.


Comentários

Postagens mais visitadas