Resumo do Livro "Como morrem os pobres e outros ensaios" de George Orwell

Por Daniele Marek


Para George Orwel, vivenciar os fatos é a melhor forma para se contar uma história, seja ela um romance seja um ensaio. E foi com base na vivência pessoal e na observação crítica do mundo que ele escreveu os mais celebres ensaios e livros, hoje lidos pelo mundo todo e consagrado. O autor de “Revolução dos Bichos” e “1984” trás agora alguns dos mais representativos textos reunidos em “Como morrem os pobres e outros ensaios”.
        Na primeira seção do livro, estão os relatos e reflexões de Orwell sobre sua vivência pessoal como sem-teto, colhedor boia-fria de algodão, presidiário e paciente de um hospital público. Em outra parte enfeixam-se seus vigorosos artigos sobre o uso da linguagem verbal no romance, na poesia, na propaganda política e no jornalismo, além de uma forma crítica na concepção do jornalismo impresso na época. A gama de interesses do escritor é inesgotável, fala sobre temas graves, como a hipocrisia intelectual, ao lado de assuntos mais leves e aparentemente até fúteis, como os trajes da elite britânica e o gosto do cidadão inglês por crimes sensacionalistas. De todos os tópicos, sejam grandes ou pequenos, Orwell extrai revelações sobre a estrutura da sociedade, as mudanças nos costumes, as transformações profundas operadas na Inglaterra e França, assim como no mundo em meados da metade do século XX, seus escritos são tão importantes que até hoje trazem diversos ensinamentos e se tornam atuais nas conjunturas políticas sociais que vivemos.  
        George Orwell, listado como um dos escritores mais lidos dos últimos tempos faz abordagens críticas e construtivas aos parâmetros da sociedade, indo do drama até o lado mais cômico de sua existência, sem dúvida alguma suas obras trazem uma bagagem inesgotável de conhecimento para quaisquer faixa etária.

Comentários

Postagens mais visitadas