Quem é o jovem que esta no ensino médio?


Fechando as reflexões do ano de 2011, o PIBID tem por objetivo discutir a identidade do jovem aluno no ensino médio. Quem é, quais suas características, quais são suas motivações e seus interesses. Ao final de algumas discussões apenas com os membros do projeto, teremos o prazer de receber a Professora Doutora Ivone Maria Mendes Silva, para nos ajudar a pensar e problematizar mais questões. A professora Ivone, além de ao final dessa etapa participar de uma conversa com os membros do PIBID, foi a responsável pela indicação dos textos a serem lidos nesse momento do projeto.


Segue abaixo a referência de todos os textos que serão lidos para as discussões a cerca da identidade do jovem no ensino médio.

CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Culturas juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008. (pg. 11-17)

CORTI, Ana Paula. Texto 1 (A) – Uma diversidade de sujeitos. Juventude e diversidade no ensino médio.  IN: MINISTERIO DE EDUÇÃO, Juventude e escolarização: os sentidos do ensino médio. Salto para o Futuro, Ano XIX Boletim 18- nov,2009. 

JAYRELL, Juarez.  Texto 1 (A) -  Uma diversidade  de sujeitos. O aluno do ensino médio: o jovem desconhecido. IN: MINISTERIO DE EDUÇÃO, Juventude e escolarização: os sentidos do ensino médio. Salto para o Futuro, Ano XIX Boletim 18- nov,2009.

GARBIN, Elisete Maria. Texto 3 – Participação juvenil nas escolas conectadas por um fio: alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas e escola. IN: MINISTERIO DE EDUÇÃO, Juventude e escolarização: os sentidos do ensino médio. Salto para o Futuro, Ano XIX Boletim 18- nov,2009.

FRIGOTTO,  Gaudencio. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. IN: NOVAES, Renina; VANNUCHI, Paulo (org). Juventude e Sociedade: trabalho, cultura e participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A juventude no contexto do ensino da Sociologia: questões  e desafios. IN: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação Básica. SOCIOLOGIA: ensino médio. Brasília (Coleção Explorando o Ensino; v. 15), 2010.

Comentários

  1. Dos textos que estudamos no PIBID-Sociologia um que se destacou foi o de Elisete Maria Garbin,texto 3- "Participação juvenil nas escolas conectados por um fio:alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas escola",da temática JUVENTUDES NA ESCOLA.
    Segundo alguns estudantes da Escola de Ensino Médio Érico Veríssimo, relatam que os jovens estão colonizados pela mídia, que se separam por grupos mas que as redes sociais são comum a todos, afirmam eles estas "redes" ser o ponto de intersecção entre todos. Para os jovens a Internet e as mídias digitais e interativas fazem parte de suas vidas.Falam que de alguma forma a maioria já tem acesso as Redes sociais e as pesquisas virtuais e que de fato a tecnologia é uma grande aliada a Educação ampliando as fontes de conhecimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas