Reunião do dia 5 de Maio

Sábado, dia 05 de maio, na parte da manhã, o subprojeto PIBID de Ciências Sociais se reuniu nas dependências da UFFS com o intuito de debater as próximas ações do grupo. Em meio a um café da manhã preparado pelos bolsistas, foi discutido e planejado o segundo semestre do ano, que será fundamentado principalmente pela apresentação aos alunos da Érico Veríssimo, a disciplina de sociologia em seus aspectos históricos, tendo como temática o trabalho e suas nuances.
Foi organizado quatro propostas de cronograma para os próximos meses: um que envolve as intervenções dos bolsistas nas salas de aula juntamente com o professor, outro das datas das reuniões do grupo PIBID, o cronograma dos encontros com o professor regente da turma e por fim, o planejamento das oficinas.
Segue a relação:

1.      Cronograma semanal das intervenções em sala de aula:
Semanas das intervenções em sala
Ação
Dia 07 até 11 de maio
Professor Regente das turmas de Sociologia do Érico aplicará as provas da disciplina – não haverá intervenção dos bolsistas
Dia 14 até 19 de maio
Terceira intervenção do PIBID nas turmas. Essa intervenção terá como discussão um texto de imagem sociológica¹ que será trabalhado em 3 aulas em conjunto com o professor.
Dia 21 até 25 maio
Imaginação sociológica
Dia 28 até 01 junho
Imaginação sociológica
Dia 04 até 08 junho
Professor discutirá cap. 4 do Livro²
Dia 11 até 15 junho
Professor discutirá cap. 4 do Livro
Dia 18 até 22 junho
Alunos realizarão uma pesquisa sobre os regimes de trabalho em sala de aula com o auxílio dos bolsistas  PIBID na discussão nos grupos.
Dia 25 até 29 junho
Continuação da Pesquisa e planejamento das apresentações.
Dia 02 até 07 julho
Apresentações dos grupos
Dia 09 até 15 de julho
Apresentação dos grupos e Fechamento
Dia 16 até 29 julho
Férias de Julho da Escola - Recesso
Dia 30 de julho
Reinicio das aulas
¹Texto: TELES, M.L.S. Por que Sociologia? In: Sociologia para jovens: Iniciação a sociologia. Editora: Vozes
²Livro: TOMAZI, Nelson. Sociologia para o Ensino Médio. 1 ed. SP. Atual, 2007


2.      Cronograma de Encontros dos Bolsistas. – Esses encontros ocorrem nas sextas feiras das 13h30min às 16h30min.
Data das reuniões de sexta
Propostas
11-05
Inicialmente faremos entre o grupo, a discussão sobre a pinhole (câmera fotográfica artesanal) para ser aplicada em uma das oficinas na Escola. Planejamento e discussão das intervenções nas salas e discussão do questionário para ser aplicado aos alunos do primeiro semestre.
18-05
Discussão teórica sobre os regimes de trabalho. Feudal (servidão), Antigo (escravo) e Capitalismo (Assalariado). Cada bolsista ficou responsável pela apresentação de um dos temas, como segue a ordem:
Feudal: Gabriel
Antigo: Janniny e Vilmar
Capitalismo: Luciano e Sônia.
25-05
Avaliação e discussão das atividades desenvolvidas em aula. Planejamento das próximas intervenções e oficinas.



3.      Cronograma de encontros com o professor regente da disciplina de Sociologia no Érico- Esses encontros ocorrem nas quintas feiras das 17h30min às 19h.
Data
Proposta
10-05
Apresentação do Plano de aula elaborado pelo bolsista Vilmar³
17-05
Planejamento da terceira intervenção – conversa com o professor e bolsistas. Apresentação do plano de aula.
24-05
Avaliação sobre as intervenções  e ideias sobre as próximas. Apresentação do plano de aula
31-05
Planejamento do trabalho de pesquisa em sala de aula.
³ Cada bolsista em um dos encontros vai elaborar um plano de aula baseado nos textos do site: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/em/cht_sociologia_cultura.shtml

4.      Planejamento das oficinas
As oficinas serão realizadas no horário dos Seminários Integradores da Escola, sendo estes: Quintas Feiras pela manhã das 11h às 12h15min e Quintas Feiras pela noite das 18h às 19h15min. Também haverá um turno no sábado para realização de atividades. É importante frisar que essas oficinas serão construídas em conjunto com a direção e professores, tendo previsão para começar no final de Maio. A princípio ficou estipulado que a primeira oficina dialogará com o tema interdisciplinar escolhido pela Escola, que versa sobre o estudo do bairro onde está locada, ao passo que, todas as disciplinas desenvolverão assuntos que estudem essa questão.
Desta forma, pensamos em realizar uma oficina na qual os estudantes possam construir uma câmera fotográfica artesanal (pinhole) e tirar fotos do bairro. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a percepção dos alunos, fazendo com que estes, analisem a realidade social de uma outra maneira, exercitando o estranhamento de fatos rotineiros. Também se busca valorizar o espaço de convívio no qual os alunos constroem suas identidades.


Outro assunto da nossa pauta matinal no Sábado foi em relação ao projeto “Conversa com Professores” que será desenvolvido em conjunto com o subprojeto de Filosofia e tem por finalidade, trocar experiências com professores do ensino médio que já ministraram aulas de sociologia e filosofia. Nosso primeiro encontro será realizado no dia 17-05 as 18h na UFFS na Sala 04 do Campus Seminário com a Presença da Professora Daniela Possati. Também estamos desenvolvendo um questionário para ser aplicado aos alunos do primeiro semestre de Ciências Sociais da UFFS, com o intuito de investigar o perfil desses estudantes, bem como, esclarecer e dialogar sobre o PIBID. Esse questionário será debatido nos encontros de sextas feiras. 

Comentários

Postagens mais visitadas