Trabalhando conceitos de Sociologia através da Literatura

 Bolsista Aline Andrea Arpini

Através da leitura do livro IRACEMA, de José de Alencar, fui desafiada a ´pensar como trabalhá-lo em sala de aula, na disciplina de Sociologia. 

RESUMO: O livro conta a historia de um casal indígena. O romance possui como casal protagonista Iracema e Martim. O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro. Ele não tem nenhuma reação ao ataque de Iracema e, ao ver que ele não possui nenhum tipo de má intenção, parte para acudi-lo. Esse guerreiro chama-se Martim. Eles vão juntos até a tribo de Iracema, chamada de tabajara. Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo. Entretanto, Iracema vai atrás dele, pedindo para ele voltar. Martim aceita. Começa nesse momento uma troca de amor mútuo. À noite, passeiam pelo bosque e ficam muito próximos. Um guerreiro tabajara avista a proximidade dos dois. Ele tenta ferir Iracema e acaba ferindo Martim.  Voltando para a cabana, Martim avisa que irá partir e de presente leva consigo uma rede dada por Iracema. Antes da partida, Iracema dá um beijo em Martim. Porém, ela sabe que não pode se envolver com ele, senão morrerá. Caubi acompanha Martim. Entretanto, Martim descobre que inimigos de uma outra tribo estão atrás dele. Seu sentimento fica dividido entre a loira dos castos afetos, que deixou em sua tribo, e virgem morena dos ardentes amores. Acontece, então, a primeira noite dos dois. Martim precisa partir. Iracema então leva o amado até o encontro do seu amigo Poti. Ao chegar ao limite, Iracema não quer deixar Martim e continua a caminhar com ele. Martim, apaixonado por Iracema e também querendo ficar junto dela, decide fazer uma cabana próxima a uma aldeia amiga para morarem; eles e o Poti. Os dois vivem felizes em sua cabana. Até um dia que Iracema descobre que está grávida. Martim precisa ir defender sua tribo junto com o Poti. O guerreiro parte sem se despedir de sua amada. Após o retorno, Martim sente falta de sua terra e fica com o pensamento distante de Iracema. Iracema, grávida, sente a falta de seu esposo. Quando o bebê nasce, vai procurar Martim, descobre que ele foi novamente para a guerra, e volta para a cabana. Iracema recebe a visita de seu irmão Caubi, que fica feliz em conhecer seu sobrinho. Porém, de tanta tristeza e saudade que sente, Iracema não tem mais leite para amamentar seu filho. Martim então chega e ela lhe entrega seu filho, chamado de Moacir, e ,em seguida, vem a falecer.

Metodologia

Através desta leitura, pensei na ideia de trazer um pequeno trecho do documentário "Perigo de uma única história" e problematizar junto aos alunos que história sobre os índios nos foi contada, que história está sendo contada nos livros didáticos e por quem nos está sendo contada. O vídeo fala que dependendo quem conta as histórias e como algumas são mais contadas que outras, alguns povos tem uma história única que mesmo sendo verdadeira, é uma história dentre tantas outras. Será que o índio é apenas aquele indivíduo que anda nu, pintado e com  arco e flecha na mão? Porque nos assustamos quando um índio está vestindo roupa de futebol e praticando esportes? Cabe aqui uma reflexão acerca desta questão. 
Como o período de Sociologia é 50 minutos, fiz um recorte do documentário, a fim de facilitar e em tempo dialogar sobre as questões que foram levantadas.

Segue o vídeo para conhecimento:







Comentários

Postagens mais visitadas