Sociologia e Literatura

Resumo da Obra: Triste fim de Policarpo Quaresma

O livro é dividido em três partes, que correspondem, cada uma, a um dos projetos grandiosos do protagonista.
A primeira parte se passa no Rio de Janeiro, onde Policarpo trabalha como funcionário do Arsenal de Guerra. Ele vive com a irmã, Adelaide, e dedica seu enorme tempo livre ao estudo minucioso sobre o Brasil. É conhecido como Major Quaresma, embora não tenha essa patente militar. Seu patriotismo exagerado é motivo de chacota nas redondezas.
A segunda parte se passa no município de Curuzu, onde Policarpo adquire uma propriedade, o sítio Sossego. Os amigos julgam que ele está curado de sua febre patriótica, mas enganam-se. A ida para Curuzu é parte de mais um projeto de salvação da pátria. Policarpo vê, na agricultura, um grande alicerce de crescimento para o país, por isso inicia imediatamente uma frenética pesquisa sobre as espécies da região. Logo percebe, contudo, que o simples manejo de uma enxada é tarefa excessiva para ele. Por isso contrata mais empregados e dá início ao árduo trabalho de cultivo.
A terceira e última parte do romance tem um viés trágico, já que o personagem caminha para sua completa aniquilação.
Policarpo assume a patente de major o que lhe custa 400 mil réis no Exército de Floriano, que é descrito e pelo escritor como sendo um líder autoritário e grosseiro. Quaresma empenha-se nas batalhas e deixa o sítio Sossego em completo abandono, já que a revolta dura meses. Adelaide troca correspondência assídua com ele, pedindo-lhe reiteradamente que voltasse a Curuzu.
Por uma carta em resposta a Adelaide, o leitor toma conhecimento de que o protagonista fora ferido em combate e se desiludira completamente com a guerra.
A revolta, enfim, é reprimida, e Floriano envia grande parte dos inimigos  principalmente aqueles sem patente  à prisão da Ilha das Cabras. Indignado, Policarpo escreve uma carta ao presidente em que demonstra seu inconformismo. Finalmente, o próprio protagonista é enviado à prisão da Ilha das Cabras. Lá tece uma série de reflexões amargas sobre a pátria. Um final amargo e negativo. Olga e Ricardo Coração dos Outros tentam livrar Quaresma da cadeia por intermédio de antigas amizades, mas é inútil. Policarpo é chamado de “traidor” e espera a morte certa quando o livro se encerra.

Conceitos que podem ser trabalhados em uma aula de Sociologia à luz da obra:
*Ciência x Fé
*Conhecimento científico x Senso Comum
* Positivismo
*Nacionalismos/Patriotismo
*Língua- Identidade e Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas