Cinerico Especial de integração PIBIDs Ciências Sociais e Filosofia durante Pré-Conselho Escolar
Nos dias 17 e 18 de agosto os
professores da escola Érico Veríssimo estiveram em Pré-Conselho de Classe.
Sendo assim, os PIBIDs de Ciências Sociais e Filosofia aproveitaram a
oportunidade para desenvolver uma atividade com os alunos e trabalhar
interdisciplinarmente as duas áreas de conhecimento.
A atividade se desenvolveu em
dois momentos. O primeiro momento ocorreu na segunda, dia 17 e consistiu na
exibição do filme “Crianças Invisíveis” produzido pela UNESCO. O segundo
momento, no dia 18, consistiu na discussão do filme com a mediação dos bolsistas
dos dois subprojetos envolvidos.
Para embasar a discussão, os
bolsistas apoiaram-se nos verbetes Estado do Dicionário de Ciência Politica de Noberto Bobbio e na teoria de Thomas Hobbes a respeito da formação do Estado.
A estratégia metodológica utilizada
com os alunos foi a seguinte:
Inicialmente os alunos foram
divididos em grupos para relembrar aspectos do filme e discutir a mensagem
passada por ele.
Em um segundo momentos os alunos
foram convidados a falar sobre os elementos lembrados; Todos os alunos
receberam folhas em branco, de maneira que, os que não sentiam-se a vontade
para falar pudessem expressar suas impressões e opiniões por escrito sendo
colados posteriormente em um grande cartaz fixado no quadro.
A fala e escrita dos alunos
serviu como base para iniciar a parte teórica que tinha como objetivo
direcionar os elementos trazidos pelos alunos sobre a situação de sofrimento de
crianças e jovens pela violência e conduzir para a discussão do papel do Estado
na regulação da sociedade.
Como resultado das reflexões os
alunos ficaram livres para produzir algum material que poderia abranger cartaz,
poesias, textos, charges, colagens, enfim, poder expor de alguma maneira o que
apreenderam com essa atividade pedagógica conduzida pelos PIBIDs e que teve validade
como dia letivo.
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