Cinerico Especial de integração PIBIDs Ciências Sociais e Filosofia durante Pré-Conselho Escolar

Nos dias 17 e 18 de agosto os professores da escola Érico Veríssimo estiveram em Pré-Conselho de Classe. Sendo assim, os PIBIDs de Ciências Sociais e Filosofia aproveitaram a oportunidade para desenvolver uma atividade com os alunos e trabalhar interdisciplinarmente as duas áreas de conhecimento.
A atividade se desenvolveu em dois momentos. O primeiro momento ocorreu na segunda, dia 17 e consistiu na exibição do filme “Crianças Invisíveis” produzido pela UNESCO. O segundo momento, no dia 18, consistiu na discussão do filme com a mediação dos bolsistas dos dois subprojetos envolvidos.
Para embasar a discussão, os bolsistas apoiaram-se nos verbetes  Estado do Dicionário de Ciência Politica de Noberto Bobbio e na teoria de Thomas Hobbes a respeito da formação do Estado.
A estratégia metodológica utilizada com os alunos foi a seguinte:
Inicialmente os alunos foram divididos em grupos para relembrar aspectos do filme e discutir a mensagem passada por ele.
Em um segundo momentos os alunos foram convidados a falar sobre os elementos lembrados; Todos os alunos receberam folhas em branco, de maneira que, os que não sentiam-se a vontade para falar pudessem expressar suas impressões e opiniões por escrito sendo colados posteriormente em um grande cartaz fixado no quadro.
A fala e escrita dos alunos serviu como base para iniciar a parte teórica que tinha como objetivo direcionar os elementos trazidos pelos alunos sobre a situação de sofrimento de crianças e jovens pela violência e conduzir para a discussão do papel do Estado na regulação da sociedade.
Como resultado das reflexões os alunos ficaram livres para produzir algum material que poderia abranger cartaz, poesias, textos, charges, colagens, enfim, poder expor de alguma maneira o que apreenderam com essa atividade pedagógica conduzida pelos PIBIDs e que teve validade como dia letivo.
 







Comentários

Postagens mais visitadas