Oficina Democracia e Representação Política com os Líderes de Turma

Na manhã do dia 10 de outubro foi realizada na Escola Érico Veríssimo a Oficina Democracia e Representação Política com os líderes das turmas 8º  e 9º anos do ensino fundamental e  1A, 1B, 2A, 2B e 3A do ensino médio.
A atividade foi realizada objetivando o desenvolvimento de um ambiente de diálogo entre a direção da escola e os discentes, além de buscar fazer os alunos representantes compreenderem seus papéis e importância junto a escola. Estavam presentes 11 pessoas as quais representavam as turmas citadas acima.
A oficina é composta por cinco momentos. Inicialmente há o diálogo com os alunos discutindo em que consiste a democracia, suas contradições e sua expressão (mediante a representação). Como se trata de uma atividade que preza pela democracia, os participantes indicam temas para serem debatidos e escolhem um deles (desta vez o escolhido foi Política e Religião). Se dividem em grupos favoráveis e contrários a determinados aspectos polêmicos que fazem parte do tema escolhido, elaboram seus argumentos e a finalização se dá quando entram em confronto as argumentações via debate.
A oficina esclareceu aos representantes de turma como funciona o sistema democrático e a necessidade, importância da participação política dos cidadãos para a vida social. Ficou entendido também o que a escola Érico Veríssimo espera deles e foi feito um convite para que as turmas do Ensino Médio participem auxiliando na organização e elaboração da Gincana  junto ao PIBID de Ciências Sociais.
Diante disso, as duas turmas do Ensino Fundamental que estavam participando da oficina disseram que queriam também auxiliar nesta Gincana. Então foi estendida uma "missão" para todas as turmas, que consultassem os demais colegas (alunos que eles representavam) se realmente gostariam de participar da Gincana e levar essa informação à direção da escola até sexta-feira (14/10).

Comentários

Postagens mais visitadas