3° ENSOC



O 3º ENSOC- Encontro Estadual de Ensino de Sociologia aconteceu na Faculdade De Educação UFRJ - Campus Praia Vermelha - Rio de Janeiro nos dias 28,29 e 30 de setembro de 2012.
            “A Sociologia na Escola: políticas públicas, ensino e formação”, os eixos temáticos do evento foram:
·         História da disciplina
·         Formação Dos professores
·         Ensino e experiências Pedagógicas
·         Currículo da sociologia na Educação Básica
·         Livros e materiais Didáticos
No evento estiveram expostos 43 banners do projeto PIBID de várias universidades do país. Esses trabalhos relatavam as experiências dos bolsistas perante a realidade vivida em sala de aula no ensino de sociologia, foram abordadas temáticas como: pouco tempo de aula de que dispõem os professores; formação de professores e a questão de salas de tumultuadas.
A primeira mesa redonda discutiu o Ensino da Sociologia e as políticas públicas educacionais no Rio de Janeiro. O documento “Melhorias praticas em escolas de Ensino Médio no Brasil” foi analisado e os participantes debateram sobre, juntamente com a mesa, esteve presente nessa exposição a professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ).
O Ensino da sociologia na Educação Básica, tema da segunda mesa redonda discutiu as “Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio” publicado em 31 de janeiro de 2012.
A exposição de livros e material didático foi de fundamental importância para sabermos quais os principais assuntos envolvendo a nossa área de conhecimento atualmente.
Além da carga de conhecimento trocadas no Encontro, a própria viagem ao estado do Rio de Janeiro nos proporcionou uma visão ampla de diversidade intelectual, cultural e social. Dessa forma foi ótima a oportunidade que tivemos enquanto futuros Cientistas Sociais para analisarmos a nossa realidade.


Comentários

Postagens mais visitadas