Conselho de classe na Escola Érico Veríssimo


Na quarta-feira, dia 12 de setembro houve o Conselho de Classe com os professores e especialistas que trabalham com o ensino médio da escola Érico Veríssimo, onde os bolsistas do PIBID tiveram a oportunidade de participação  para se  inteirarem de como isso acontece dentro da parte pedagógica na Instituição Educacional.
Foi um encontro avaliativo onde se discutiram assuntos relativos à aprendizagem dos estudantes, pareceu-nos mais uma avaliação coletiva com diferentes olhares sobre determinado comportamento e desempenho cognitivo individualizado. Durante o processo de discussão, uma das estratégias utilizadas para melhorar o desempenho e a disciplina em sala de aula foi, que cada professor conselheiro responsável por uma das classes faça um mapeamento da sala de aula e que os educandos devam permanecer no lugar marcado no mapa para que não haja aglomeração nas carteiras no fundo da salas. Mudanças estas, visando favorecer a aprendizagem de cada aluno e a melhoria geral no desempenho da classe.
     Entendeu-se que o Conselho de Classe, tem a função de avaliar cotidianamente o estudante e isso exige dos professores um olhar mais detalhado sobre cada indivíduo. O objetivo destas reuniões está em definir ações, a partir da coleta de informações sobre aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada estudante, encontrando o meio para a progressão mais adequada a cada um destes alunos.
    Os docentes fizeram uma reflexão sobre, como era à realidade em termos de aprendizagem, fazendo um comparativo entre as duas primeiras e as duas segundas séries do diurno do Ensino médio, no inicio do ano letivo e como esse progresso vem ocorrendo até o terceiro semestre e seus resultados.
      Houve também um debate sobre a evasão de alguns alunos, comentou-se que os mesmos estão abandonando a escola para assumir responsabilidades familiares, como necessidade de trabalho, exercício de provedor do lar, paternidade, etc. Os docentes ainda discutiram sobre a licença maternidade que as estudantes gestantes têm direito legal e devem ter acesso aos trabalhos e avaliações para que  não abandonem a escola.
         No Conselho de Classe, foram avaliados os estudantes individualmente por parte de cada professor na referida disciplina, sendo ao final diagnosticados os problemas de aprendizagem e de indisciplina. Houve a proposta de recuperação e a preocupação com a reprovação por falta de frequência de alguns dos educandos.
         A vice-diretora e as Orientadoras da escola sugeriram aos docentes que se faça um incentivo em forma de diálogo, dentro e fora da sala de aula, aos estudantes que tenham bom desempenho e interesse dentro da instituição. Os que melhoraram o nível de aprendizagem também deverão receber este feed back. O objetivo destas ações é apresentar um olhar de ponto positivo sobre o progresso dos alunos nesta Instituição Educacional.

Comentários

Postagens mais visitadas