Conselho de classe na Escola Érico Veríssimo
Na quarta-feira, dia 12 de
setembro houve o Conselho de Classe com os professores e especialistas que
trabalham com o ensino médio da escola Érico Veríssimo, onde os bolsistas do
PIBID tiveram a oportunidade de participação
para se inteirarem de como isso acontece
dentro da parte pedagógica na Instituição Educacional.
Foi um encontro avaliativo
onde se discutiram assuntos relativos à aprendizagem dos estudantes,
pareceu-nos mais uma avaliação coletiva com diferentes olhares sobre
determinado comportamento e desempenho cognitivo individualizado. Durante o
processo de discussão, uma das estratégias utilizadas para melhorar o
desempenho e a disciplina em sala de aula foi, que cada professor conselheiro
responsável por uma das classes faça um mapeamento da sala de aula e que os
educandos devam permanecer no lugar marcado no mapa para que não haja
aglomeração nas carteiras no fundo da salas. Mudanças estas, visando favorecer
a aprendizagem de cada aluno e a melhoria geral no desempenho da classe.
Entendeu-se
que o Conselho de Classe, tem a função de avaliar cotidianamente o estudante e
isso exige dos professores um olhar mais detalhado sobre cada indivíduo. O
objetivo destas reuniões está em definir ações, a partir da coleta de
informações sobre aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada
estudante, encontrando o meio para a progressão mais adequada a cada um destes
alunos.
Os docentes fizeram uma reflexão sobre, como era à
realidade em termos de aprendizagem, fazendo um comparativo entre as duas
primeiras e as duas segundas séries do diurno do Ensino médio, no inicio do ano
letivo e como esse progresso vem ocorrendo até o terceiro semestre e seus
resultados.
Houve também um debate sobre a evasão de alguns alunos, comentou-se
que os mesmos estão abandonando a escola para assumir responsabilidades familiares,
como necessidade de trabalho, exercício de provedor do lar, paternidade, etc.
Os docentes ainda discutiram sobre a licença maternidade que as estudantes
gestantes têm direito legal e devem ter acesso aos trabalhos e avaliações para
que não abandonem a escola.
No Conselho de
Classe, foram avaliados os estudantes individualmente por parte de cada
professor na referida disciplina, sendo ao final diagnosticados os problemas de
aprendizagem e de indisciplina. Houve a proposta de recuperação e a preocupação
com a reprovação por falta de frequência de alguns dos educandos.
A vice-diretora e as Orientadoras da escola sugeriram aos
docentes que se faça um incentivo em forma de diálogo, dentro e fora da sala de
aula, aos estudantes que tenham bom desempenho e interesse dentro da
instituição. Os que melhoraram o nível de aprendizagem também deverão receber
este feed back. O objetivo destas ações é apresentar um olhar de ponto
positivo sobre o progresso dos alunos nesta Instituição
Educacional.
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