OLHARES

 Neste segundo semestre de 2012, o Subprojeto Sociologia em parceria com a Escola Estadual Érico Veríssimo, realizou a oficina de fotografia, que por sua vez, compõe as atividades do Seminário Integrado, contando assim, com o apoio dos professores e equipe diretiva da Escola, para programar e desempenhar as etapas que resultariam em uma amostra fotográfica.

O projeto intitulado “Olhares”, buscou no decorrer de suas ações suscitar questões referentes a ética no uso da imagem e fundamentalmente propor discussões acerca da “desnaturalização”do olhar, ou seja, procurar lançar um novo olhar sobre um tema, objeto, ou situação que compõe o cotidiano dos estudantes.  Para tanto, a questão central desta atividade era a construção de uma máquina fotográfica a partir da técnica “pinhole”, que foi construída de modo artesanal pelos estudantes. As outras etapas consistiam na escolha dos trajetos que seriam percorridos, pontos a serem registrados, construção da legenda das fotos e pela escolha das fotos que seriam utilizadas nas exposições.
Concluídas as atividades o público da escola, os integrantes do Subprojeto, autoridades e demais presentes, puderam apreciar os resultados do trabalho, a partir da exposição das fotografias no ambiente da escola, e que agora estão expostas na Feira do Livro na cidade de Erechim, bem como, igualmente expostas, nos ônibus que fazem o itinerário urbano. Deste modo pretende-se divulgar e proporcionar a apreciação do trabalho desenvolvido pelas turmas 1A, 1 B diurno e 1C noturno da Escola Érico Veríssimo.

Abaixo link para a visualização dos resultados deste trabalho:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/escola-usa-fotografia-para-desafiar-alunos-e-mudar-ensino-em-erechim/2232145/

Comentários

Postagens mais visitadas