Encerramento do Ciclo de Cinema "CIN&RICO" 2013 com a exibição do Filme NOVA YORK SITIADA.


O projeto da oficina do CIN&RICO foi realizado em ciclos temáticos com a escolha de filmes relacionados a Sociologia, por um grupo de estudantes do ensino Médio, em conjunto com os Bolsistas da Iniciação à Docência do PIBID/Sociologia. Esses filmes aliados as temáticas  deram enfase para se compreender nuances da Realidade Social.
A oficina ocorreu em cinco edições quinzenais, nos sábados a tarde ,das 14hs ás 17 hs, tendo como local de exibição a Sala de Vídeo da Escola de Ensino Médio Érico Veríssimo de Erechim . Esta atividade foi aberta aos estudantes da Escola, Comunidade Escolar e publico em Geral.
O objetivo da Oficina de Cinema do CIN&RICO foi a reflexão e o debate sobre os filmes escolhidos bem como seus referidos temas, conceitos e teorias num processo de estranhamento sobre aspectos da(s) sociedade(s).
Nestes momentos cinematográficos, buscou-se dialogar com elementos sociológicos sugeridos pelos filmes que foram desvelando o que estava para além da tela, em um ambiente de descontração,descanso,  pipoca com refrigerante e um bom cafezinho;  pode-se ainda sentir e refletir, analisar e debater estas abordagens sociológicas.
O encerramento deste ciclo de Cinema "CIN&RICO 2013" culminou com o Filme NOVA YORK SITIADA, que teve como temática:Terrorismo 
Ano de Produção: 1998
Produtores: Lynda Obst/Edward Zwick
Diretores: Edward Zwick
Atores: Denzel Washington/Annette Bening/Bruce Willis
Cor: Colorido
Tempo de Projeção: 115
Gênero: Ação
Conta a história do sequestro de um líder  religioso Islâmico na cidade de Nova York que vira alvo de ataques terroristas.  Um agente da FBI, uma Oficial da CIA e um General unem forças para capturar um perigoso grupo terrorista que plantam bombas em diversos lugares de Nova York, levando a cidade ao caos.
 Após o filme houve um debate que teve como mediadoras as bolsistas Evely e Quesidi com a Coordenação do Professor Clóvis e com a presença do Cléber professor de Ciência Política da UFFS o qual  enriqueceu o debate com sua fala, esteve presente outro professor representando a UFFS, as bolsistas e Estudantes do Ensino Médio refletindo sobre o Fundamentalismo religioso e os ataques terroristas na Cidade Sitiada de Nova York.
 Depois de todos os momentos das agradáveis tardes de cinema, fica o nosso agradecimento aos  participantes da Oficina CIN&RICO 2013 que quebraram o paradigma  da Rotina escolástica, tornando esta atividade muito produtiva, aliando teorias à prática e estabelecendo paralelamente um pouco de lazer. Fica também o convite para novas edições do Ciclo de Cinema que  serão realizadas no ano de 2014 nos moldes da primeira Oficina do CIN&RICO.
O que ganhamos com a Oficina de Cinema?
Os bolsistas do PIBID Subprojeto/Sociologia = Exercício na  construção de oficinas com metodologia áudio-visual , comunicação oral na medição dos debates  e  socialização  com os estudantes do Ensino Médio durante a exibição de filmes com temáticas Sociológicas.
Os estudantes do Ensino Médio= Despertaram o pensamento sociológico através da análise dos filmes e  dos  debates entendo o cinema enquanto expressão cultural e política  de uma sociedade e ainda analisado a sociedade pela ótica do cinema.










Citação sobre cinema,  para ilustrar a OFICINA CIN&RICO.                                                                   

 "Os anos de 1940 e 1950 representavam uma época de inovação nos diversos âmbitos do cinema. Após a Segunda Guerra, o Neo-Realismo italiano, através de uma narrativa simples, representaria a realidade italiano pós-guerra; o cotidiano da classe operária, dos camponeses e da classe média forneceria o material. São desse período, Roma cidade aberta, de Roberto Rosselini e Ladrão de bicicleta, de Vittorio de Sica. A NouvelleVagueseria outro movimento que marcaria o cinema através de filmes que, mudando as regras narrativas convencionais, representavam questões existenciais dos personagens, como Acossado, de Jean-Luc Godard e Os Incompreendidos de François Truffaut.    Obras que propunham uma nova forma de fazer cinema, tendo social, a subjetividade, a política, como temas recorrentes. Esses trabalhos tiveram grande aceitação em outros países e influenciaram diretores".  (OLIVEIRA, 2004, p. 61 e 62).


Comentários

Postagens mais visitadas