Eleições temáticas para o Cinerico 2014 com os estudantes do ensino médio noturno

No dia 10 de junho os bolsistas, o coordenador do PIBID Ciências Sociais e a Comissão Eleitoral composta por alunos da escola Érico Veríssimo se reuniram para realizar as eleições de duas temáticas de filmes, para o projeto Cin&rico, que serão apresentados e discutidos em sessões especiais para os alunos do turno da noite da escola. O objetivo era de que todos os alunos participassem da escolha.
Anteriormente, já haviam sido realizadas reuniões para a escolha prévia das temáticas pelos representantes de turma. Foram apresentadas três temáticas: classe social, preconceito e guerras do Século XX, formada a comissão e elaborado um regimento eleitoral. Os filmes serão exibidos em sessão especial no mês de agosto e novembro e depois haverá um debate, todos foram convidados a participar.
Passamos de sala em sala com a urna, as cédulas e a ficha de cadastro. Os alunos do grêmio começaram falando o motivo das eleições e que seria muito importante que votassem. Todos foram bem recebidos tanto pelos alunos, tanto pelos professores que se encontravam na sala de aula.
Depois que passamos em todas salas de aula com a urna, os votos e a ficha de cadastro, todos se reuniram na Sala de Professores para realizar a contagem dos votos. Os votos foram contados e conferidos com a ficha de cadastro.
A temática escolhida em primeiro lugar foi sobre Preconceito, com 42,27% dos votos (total de 125 votos, 2 nulos) e a segunda foi sobre Guerras do século XX, com 37,39%; a temática Classes Sociais recebeu 20,32% dos votos.
As eleições foram realizadas com sucesso, a participação do grêmio foi importante para o bom andamento da ação. O grupo do PIBID serviu como apoio para que os alunos do grêmio se sentissem mais seguros para realizar as eleições.
O objetivo do PIBID ao realizar esta ação foi fazer com que os alunos aprendam a participar de um processo eleitoral e comecem a exercer sua cidadania, apesar de haver muitos alunos serem eleitores, assim sendo, reforçando o seu dever de cidadão.

Claudia Zenaide Ribeiro Gonçalves & Joviana Vedana da Rosa





Comentários

Postagens mais visitadas