Sociologia no Currículo do Ensino Médio - Conversa sobre as OCN's

Na tarde do dia oito de maio, na reunião semanal do PIBID - subprojeto Ciências Sociais -, discutimos o texto "Conversa sobre Orientações Curriculares Nacional (OCN's)", sendo uma entrevista realizada pela pesquisadora e professora do curso de Ciências Sociais, Ana Laudelina Ferreira Gomes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o professor de Sociologia aposentado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro da comissão criadora das OCN's, Nelson Dacio Tomazi. A entrevista aborda a introdução (obrigatória) da disciplina Sociologia no currículo do Ensino Médio, em 2008. 
As OCN's foi criada a fim de auxiliar o professor na condução do ensino da Sociologia, mostrando ferramentas e estratégias, para o melhor modo de apresentar aos alunos os temas, conceitos e teorias da Sociologia. A discussão foi conduzida pelas bolsistas Amanda e Joviana, pontuando algumas questões levantada pelo entrevistado. As críticas feitas às PCN's (Parâmetro Curriculares Nacionais), concretizando o movimento para a criação das OCN's, e as diferenças entre elas. O contexto histórico na elaboração das OCN's, a falta de consenso de conteúdos, metodologias, recursos, e a escassez estrutural do ensino da  Sociologia no Brasil. A preocupação quanto ao currículo daqueles que lecionam em Ciências Sociais, em que muitos não têm formação na mesma. E a produção de livros didáticos e especificidades culturais locais.
Para Tomazi, o ensino da Sociologia deve ser posta o mais próximo à realidade dos estudantes, por se tratar de assuntos importantes na sociedade, mas que nunca foi levado aos alunos de forma didática. Por serem assuntos que está inserido na sociedade, pressupõe que os alunos já devem ter tido algum contato com eles, mesmo que não tenha um olhar sociológico do fato, por isso, cabe ao professor adaptar à realidade dos alunos, para que o ensino possa ficar mais claro na cabeça dos alunos. Em relação aos livros didáticos, ele considera um "mal necessário", pois em muitos casos é o melhor/único recurso para o professor. A entrevista feita com Tomazi trouxe aos bolsistas e professores coordenadores, uma grande e rica reflexão quanto a situação da Sociologia no Brasil.

Amanda Mendes dos Anjos



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