Sociologia no Ensino Médio: socialização, reprodução ou emancipação?

No dia 03/07/2014, em reunião, bolsistas do Pibid discutiram o texto de Luiza Helena Pereira que tem como título Sociologia no ensino médio: socialização, reprodução ou emancipação? Nele a autora aborda a importância das teorias sociológicas, mas particularmente das teorias sociológicas no campo da educação, para que assim, as práticas em sala de aula possam ser pensadas pelo professor, e auxiliá-lo a explicar o problema da educação através de uma perspectiva sociológica.
Daí a necessidade de o professor de Sociologia do ensino médio, ser licenciado em Ciências Sociais, pois assim, teria os conhecimentos necessários das teorias e metodologias que aplicarão em aula. Ainda, apresenta as conseqüências teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, a teoria da reprodução das estruturas sociais composta por Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação, bem como também,  da escola unitária de Antonio Gramsci e ressalta a educação como forma de ampliar a democracia social na perspectiva de Boaventura de Sousa Santos.

Franciele Racoski


Segue o link abaixo para quem quiser ler o texto na íntegra.


Comentários

Postagens mais visitadas