II Encontro Catarinense do PIBID

Nos dias 21 e 22/07/2014, em Itajaí - SC, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), estivemos presentes no evento do II Encontro Catarinense do PIBID, as manhãs e a noite do primeiro dia 21/07 foram dedicadas a conferências e o período das tardes foram dedicadas a oficinas de vivências. A abertura ocorreu através de uma solenidade, seguida de uma apresentação artístico-cultural. A primeira conferência foi ministrada pela prof. Vice-reitora da UNIVALI, Cássia Ferri, que abordou a profissionalização dos licenciados e o que permeia a prática docente, a interação entre a escola básica e o ensino superior e o PIBID diante deste contexto. A professora questionou sobre as mudanças na educação e formação de professores e que devemos estar atentos a estas mudanças, como o Plano Nacional da Educação, aprovado em dezembro de 2013, e mudanças na Base Nacional Curricular. Isso, paralelamente, está relacionado ao PIBID e seus objetivos, à inserção do licenciando na prática docente.
Nesta manhã, também foram realizadas reuniões por categoria do PIBID, em que nós licenciandos participamos da elaboração de um documento de reivindicações sobre as peculiaridades que envolvem o PIBID, tais como: o aumento do incentivo, bolsa; intercâmbio entre os PIBIDs; auxílio para compra de materiais permanentes; e promover maior interação entre PIBID,  pais e professores nas escolas.
À noite, a palestra foi ministrada pela professora Michele Sato, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), abordando a temática "ESCOLA E COMUNIDADE - construção de sentidos", através da experiência no campo da educação ambiental, norteou a aproximação entre a escola e comunidade a fim de levantar problemáticas ambientais, a partir da região onde se vive, e desenvolveram projetos que valorizam os saberes da comunidade em interface com o conhecimento científico construído na academia, criando mecanismos para a constituição de práticas ambientalmente sustentáveis e sua criticidade.
Na manhã do segundo dia, a palestra da professora Vera Lúcia Harabagi Hanna, intitulada "A docência na educação básica: ineditismo, imprevisibilidade e interculturalidade", através de uma abordagem antropológica, deu ênfase à linguagem e identidade cultural, história e coletividade; a importância do estudo do cotidiano, estudos culturais, expressões e tradução de sentimentos e de estes fazerem parte das estratégias de ensino.
Nas tardes participamos de oficinas, tais como: "Cinema e educação: uma visão interdisciplinar na escola" e "Sessão de cinema mediada", "Documentário na escola" e "Jornal Falado". Todas as oficinas de vivência realizadas por pibidianos tiveram por objetivo socializar os trabalhos desenvolvidos pelos programas, bem como, a troca de experiências, como no caso da oficina "Cinema e educação: uma visão interdisciplinar" podemos abordar sobre o "Cin&rico" de ideias suscitadas de como utilizar o filme como recurso de prática metodológica para o ensino na educação básica. Desta forma, participar do II Encontro Catarinense do PIBID possibilitou conhecer o trabalho de outros PIBIDs em outros contextos e a troca de experiências.

Joviana Vedana e Charles Coppola da Silva







Comentários

Postagens mais visitadas