Oficina: Você votou... e agora?

Foi realizada no dia 01/08 mais uma oficina, promovida pelo PIBID Ciências Sociais da UFFS, em parceria com a Escola Érico Veríssimo. A oficina “Você votou... E agora”  se tratou de uma conversa com os representantes de turmas e o pessoal do PIBID, sobre os resultado das eleições realizadas na Escola, para a escolha de temáticas para os filmes a serem exibidos e debatidos no Cin&rico.
O coordenador do projeto reforçou aos alunos, representantes de turma, a importância da democracia e da mobilização deles para oportunizar a participação dos alunos, em um todo, no processo eleitoral da escolha das temáticas.
  Os alunos falaram que gostaram de participar, apesar da baixa mobilização por parte de alguns. A falta de interesse também foi debatida. Os alunos se cadastraram para votar, mas pouco se interessaram em fazer campanha de sua temática e outros disseram que foi pouco tempo para a campanha. O interessante foi que alguns alunos que não se cadastraram queriam votar, mas como foi criado o Regimento Eleitoral, não puderam votar e ficaram desapontados.
A importância das regras do regulamento também foram debatidas. Ficou claro aos representantes que as regras servem para legitimar o processo eleitoral dentro da Escola e também fora dela, nas eleições que em breve todos os alunos participaram.
Por fim, ficou esclarecido aos participantes da importante da atividade da eleição não foi o mérito de quantos alunos participaram, nem a escolha da melhor temática, mas sim foi a participação dos alunos, da baixa mobilização ou da falta de interesse de alguns, todos tiveram a oportunidade e possibilidade de participar de um movimento democrático que traz para o ambiente das escola a oportunidade de debater a democracia seu limites e possibilidades.
O proposito do PIBID Ciências Sociais com a realização da oficina “Você votou... e a agora?” é dar oportunidade aos alunos, representantes de turma, de debaterem, tirar duvidas e esclarecimentos sobre o processo eleitoral realizado para a escolha das temáticas para exibição do Cin&rico. 
Como impressões obtidas através da oficina foi que os alunos, tanto representantes de turma e os demais, é que eles partem muito de seu interesse. Se qualquer ação que se tente fazer não tiver nenhum proposito para eles não se empenham. Mesmo assim o PIBID oportuniza a todos participarem para que entendam que a democracia é importante até mesmo dentro da escola.

Claudia Gonçalves





Comentários

Postagens mais visitadas