Cine Debate A Escola e as Ciências Humanas: Por uma outra Globalização

Na tarde de quinta-feira, 16 de outubro, os bolsistas dos PIBIDs de Filosofia, Ciências Sociais e pedagogia se reuniram para uma atividade liderada pelo PIBID de Sociologia da UFFS Campus de Erechim.
A proposta se tratou de um Cine Debate que ocorreu em dois diferentes momentos. Primeiro assistimos ao documentário “Por uma outra globalização” e na segunda parte da atividade houve o debate do tema globalização mediado pelo Prof. Dr Márcio do curso de geografia.
O objetivo do encontro foi a reflexão do tema globalização pela área das ciências humanas partindo do pensamento do intelectual Milton Santos que defende uma perspectiva mais humanista da globalização e não apenas o aspecto Capitalista envolvido.

A partir da contribuição do professor Márcio foram apresentados alguns dos principais conceitos do autor. Tratamos dos três eixos da globalização definidos por Milton Santos como sendo: globalização como Fábula- como parece ser (a ideia que a mídia vende sobre globalização); globalização como Perversidade – Como ela realmente é, com suas contradições e o terceiro eixo tendo a globalização como Possibilidade- como ela poderá ser. Além desse conceito fundamental debatemos sobre o conceito de Modernidade Popular em oposição a o modelo atual de globalização hegemônica econômica que privilegia apenas os interesses de uma minoria.

Marjorie

Comentários

Postagens mais visitadas