Intervenções

No dia 12 de setembro foi realizada mais uma intervenção pelas bolsistas do PIBID- Ciências Sociais com os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Érico Veríssimo. No encontro, foram trabalhados as características do fato social (exterior, general e coercitivo)presentes na teoria de do sociólogo Émile Durkheim. Em dois encontros anteriores, os conceitos foram expostos para turma e ficou acertado que nessa semana cada estudante trouxesse uma letra de música que apresentassem características  do fato social.
Os alunos trouxeram as músicas. Mas neste dia apenas dois alunos apresentaram suas musicas. Foi dada a oportunidade de apresentar a eles, por se tratar de alunos especiais e se esforçaram muito para realizar a tarefa. A partir das musicas apresentadas pelos alunos, foi feito  revisão  evidenciando o que é um fato social. Depois colocamos no quadro os títulos das outras musicas trazidas pelos alunos e perguntamos se alguém mais queria fazer considerações sobre sua música.
Neste encontro foi entregue um texto de apoio feito pelas bolsistas. Este material de apoio se trata de uma breve biografia de Émile Durkheim e os conceitos apresentados nas ultimas aulas. Foi exposto neste material as teorias e os conceitos de solidariedade mecânica, solidariedade orgânica e suas características, anomia e fato social. E a música dada em aula com sua analise explicando o que é fato social.

Depois de entregue o material de apoio o encontro foi finalizado com a apresentação a orientação de um trabalho de pesquisa para os alunos, que e será desenvolvido nos próximos encontros. O objetivo do trabalho é abordar comparara abordagem teórica de Marx e Durkheim a respeito da temática do trabalho. Os alunos através de entrevistas com trabalhadores de diversas áreas poderão fazer um comparativo entre as ideias dos autores e verificar se elas ainda se enquadram no mundo de trabalho de hoje. Este trabalho avaliativo e será cobrado dos alunos  a forma escrita e a apresentação oral. Foi entregue a eles um roteiro para seguirem e ajudar na elaboração do trabalho. Ficou acertado que os bolsistas estariam disponibilizando um horário no contraturno de aula. E na próxima aula seria de assessoramento aos grupos. Os grupos foram formados nesta aula. 




Comentários

Postagens mais visitadas