Intervenções
No
dia 12 de setembro foi realizada mais uma intervenção pelas bolsistas do PIBID-
Ciências Sociais com os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Érico
Veríssimo. No encontro, foram trabalhados as características do fato social
(exterior, general e coercitivo)presentes na teoria de do sociólogo Émile
Durkheim. Em dois encontros anteriores, os conceitos foram expostos para turma
e ficou acertado que nessa semana cada estudante trouxesse uma letra de música
que apresentassem características do fato
social.
Os
alunos trouxeram as músicas. Mas neste dia apenas dois alunos apresentaram suas
musicas. Foi dada a oportunidade de apresentar a eles, por se tratar de alunos
especiais e se esforçaram muito para realizar a tarefa. A partir das musicas apresentadas
pelos alunos, foi feito revisão evidenciando o que é um fato social.
Depois colocamos no quadro os títulos das outras musicas trazidas pelos alunos e
perguntamos se alguém mais queria fazer considerações sobre sua música.
Neste
encontro foi entregue um texto de apoio feito pelas bolsistas. Este material de
apoio se trata de uma breve biografia de Émile Durkheim e os conceitos
apresentados nas ultimas aulas. Foi exposto neste material as teorias e os
conceitos de solidariedade mecânica, solidariedade orgânica e suas
características, anomia e fato social. E a música dada em aula com sua analise
explicando o que é fato social.
Depois
de entregue o material de apoio o encontro foi finalizado com a apresentação a
orientação de um trabalho de pesquisa para os alunos, que e será desenvolvido
nos próximos encontros. O objetivo do trabalho é abordar comparara abordagem
teórica de Marx e Durkheim a respeito da temática do trabalho. Os alunos através
de entrevistas com trabalhadores de diversas áreas poderão fazer um comparativo
entre as ideias dos autores e verificar se elas ainda se enquadram no mundo de
trabalho de hoje. Este trabalho avaliativo e será cobrado dos alunos a forma escrita e a apresentação oral. Foi
entregue a eles um roteiro para seguirem e ajudar na elaboração do trabalho.
Ficou acertado que os bolsistas estariam disponibilizando um horário no contraturno
de aula. E na próxima aula seria de assessoramento aos grupos. Os grupos foram
formados nesta aula.
Comentários
Postar um comentário