Literatura em sala de aula
A Cidade e as Serras (Eça de Queiroz)
A história é narrada pelo personagem, José Fernandes, que conta a história de seu amigo Jacinto. A história se passa no século XIX quando Paris era a capital da Europa considerada o centro do mundo. Enquanto Portugal era um país agrário e decadente. A história começa em Portugal quando Dom Galião, grande proprietário de terra que, escorrega numa casca de laranja, é socorrido por Dom Miguel. A partir dali Dom Galião grato pela atitude passa a ser seguidor fanático do príncipe.  Dom Miguel era irmão de Dom Pedro que retorna do Brasil para assumir o trono português, sem trono e Indignado, com a inconveniência de Dom Galião, ele muda-se de Portugal para Paris. Dom Galião, vai para Paris também levando seu filho Cintinho, que lá torna-se uma criança doente e triste e posteriormente um adulto com as mesmas características ele fica em Paris e casa-se e morre antes de nascer seu filho Jacinto.  Zé Fernandes conta a história de seu amigo Jacinto que era Herdeiro de grande fortuna deixada por seu avô Dom Galião. Jacinto nasceu em Paris e era fascinado pela cidade ele afirmava que Paris era o exemplo perfeito de civilização, onde o ser humano poderia ser plenamente feliz.
Jacinto e Zé Fernandes se conheceram em Paris, Zé Fernandes foi para lá com o intuito de realizar seus estudos, mas, teve que retornar a Portugal para cuidar da propriedade rural de sua família em Guiães, nas serras portuguesas, e eles se separam durante sete anos. Depois de desse período Zé Fernandes decidiu descansar e foi para Paris reencontrar o amigo. Chegando lá notou que Jacinto estava muito magro parecia triste longe da aparência que ele esperava, pois o amigo tinha tudo que ele considerava essencial para uma vida feliz, como os maiores avanços tecnológicos da época.  Contudo, mesmo com todo o conforto, Jacinto era infeliz, tinha amizades  falsas e superficiais, a tecnologia não era suficiente para lhe fazer feliz  e os livros lhe aborreciam. Zé Fernandes, então, também se deixa levar por Paris, quando é dominado pela paixão carnal por uma prostituta Madame Colombe, mas, o romance dura apenas sete semanas, e Zé Fernandes volta a se preocupar com Jacinto. Em uma manha Jacinto ao receber uma carta relatando um desabamento em sua propriedade em Portugal decide partir levando seu amigo Zé Fernandes. 
As condições e o atraso do lugar (Thormes) surpreenderam Jacinto, mas, aos poucos, porém, a natureza o encantou e ele resolver ficar. Mais disposto e revigorado ele faz reformas na propriedade. Ao se apaixonar por Joaninha, prima de Zé Fernandes, Jacinto resolve ficar definitivamente nas serras. De toda modernidade e tecnologia que possuía em paris, Jacinto instala apenas um telefone, que lhe parece útil ali e dessa forma Jacinto encontra a felicidade distante da civilização.

Conceitos sociológicos que podem ser trabalhados:
Solidariedade Mecânica e Orgânica: A temática do campo versus cidade – oposição entre as sociedades simples e a vida tranquila e sábia do camponês e as sociedades complexas a vida urbana, cheia de agitação e futilidades.

Capitalismo: As reformas na propriedade em Thormes são somente para dela obter ainda mais lucro. Esta é a ação inserida na lógica capitalista.
Modernidade Reflexiva: Focando em Paris trabalhar as
características da sociedade pós-moderna ou contemporânea.
Rúbia Silva

Comentários

Postagens mais visitadas