Seminário do livro "A Sociologia em sala de aula: diálogos sobre o ensino e suas práticas"


     Na tarde do dia 10 de julho, foi encerrada a discussão do livro “A Sociologia em sala de aula: diálogos sobre o ensino e suas práticas”. Tendo em vista a substituição do livro didático para os próximos três anos, este livro foi distribuído em todas as escolas pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, como um material complementar para auxiliar os professores de Sociologia, sendo este um dos principais motivos para sua leitura no grupo do PIBID Ciências Sociais. Os capítulos do livro são:
“O espaço escola: leituras sociológicas”, de Rodrigo Rosistolato.
“O trabalho com temas e conteúdos no ensino da Sociologia”, de Flávio Sarandy.
“Para levar a Sociologia ao Ensino Médio: uma conversa sobre ciência e conhecimento”, de Fagner Carniel e Lennita Ruggi.
“Etnografia na escola? Cultura e pesquisa”, de Amurabi Oliveira.
“Imagens da violência: uma discussão sobre o filme Tropa de Elite”, de Samara Feitosa e Valter Cardoso da Silva.
 “Do fracasso da literatura ao sucesso do leitor: notas sobre leitura e ensino”, de Fagner Carniel e Lennita Ruggi.
“Entre História e Sociologia: diálogos sobre o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana”, de Histon Costa e Débora Cristina de Araújo.
 “Uma conversa sobre avaliação escolar”, de Andréa Osório e Flávio Sarandy.
     A partir das proposições apresentadas pelos autores podemos debater sobre papel da Sociologia na escola e sobre temas e métodos das Ciências Sociais que podem ser utilizados nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. A leitura do livro ajuda-nos a perceber a escola não apenas como um lugar onde alguém ensina e outro aprende, mas como um espaço dinâmico, em que o “olhar sociológico” deve estar atuante, e as aulas como um espaço de diversas possibilidades e desafios.

     Para quem se interessar em fazer a leitura, a cópia do livro está disponível na pasta do PIBID Ciências Sociais, na central de cópias da UFFS. Outro debate está sendo programado para o mês de setembro sobre o livro: “Sociologia da escola”, de Anne Barrère e Nicolas Sembel.

Joviana Vedana da Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas