Oficina Práticas Democráticas na Escola

      Na última quarta-feira (15/06), o PIBID de Ciências Sociais realizou na escola Érico Veríssimo a oficina Práticas Democráticas na Escola, o evento abriu um espaço de discussões entre os representantes de turma. 
      Objetivando debater abertamente com os líderes, vice-líderes e secretários das classes o papel das lideranças no interior da escola. Para isso, foram levantadas algumas questões, tais como: “O que é ser líder?”, “Como ser líder?” e “Quais frustrações um líder passa?”. Estavam presentes dezenove representantes com os mais diversos cargos nas turmas. É importante destacar que o diálogo se estendeu aos alunos do turno matutino. 
      A oficina compreendeu três estágios. No primeiro foi abordado aos alunos nossa proposta, como se organizaria e o que seria discutido. Posteriormente, a turma foi dividida em três grupos, os quais foram encarregados de conversar sobre as questões citadas anteriormente. Findada as discussões, os alunos deveriam escrever em cartazes as respostas dos questionamentos.
     O último estágio consistiu na recomposição do grande grupo, onde todas as indagações/ conclusões levantadas se socializaram entre os representantes. Neste momento, as lideranças tiveram a oportunidade de conhecer as realidades e inquietações dos demais colegas líderes, descobriram críticas comuns, mas também veio à tona ideias inovadoras acerca das atribuições das lideranças para o melhoramento do ambiente escolar.




Reasilva Aurora Silva

Comentários

Postagens mais visitadas