SOCIOLOGIA DA ESCOLA PELA ÓTICA DE BARRÈRE E SEMBEL: Primeiro Capítulo – Escola e Socialização

BARRÈRE, Anne. SEMBEL, Nicolas. Sociologia da Escola. Edições Loyola. São Paulo: 2006.
 
 SONIA MARIA TUSSI
         
        A sociologia da educação é um dos ramos da sociologia geral, o qual descreve e analisa fenômenos educacionais a partir de uma perspectiva de métodos específicos. (BARRÈRE; SEMBEL. 2006, p. 13). 
       No primeiro capítulo do livro, os autores dedicam-se a descrever e analisar três diferentes teorias referentes à socialização escolar: a primeira é apresentada pela ótica Durkheiminiana “Perspectiva Funcionalista Clássica”; a segunda trata-se da “Perspectiva da Reprodução” de Bordieu e Passeron e finalmente a última teoria desenvolvida por Dubet e Martucceli “Perspectiva da Experiência Escolar”.
 
• Perspectiva Funcionalista Clássica: A escola deverá estar desvinculada do mundo, sendo uma sociedade ideal em um mundo que não o é. A escola deverá moldar o aluno, eliminando seus traços infantis como volatilidade e dispersão e utilizando seu conformismo para influencia-lo em beneficio da socialização escolar. É com a disciplina do grupo escolar que o indivíduo aprende pouco a pouco a agir de forma moral.
 
• Perspectiva da Reprodução: As hierarquias sociais são encontradas na sociedade escolar, auxiliando os alunos provenientes de famílias socioeconomicamente mais abastadas, e desfavorecendo os alunos de origem popular.
 
• Perspectiva da Experiência Escolar: A experiência escolar do aluno influencia diretamente em seus resultados. Estas experiências se constroem a distancia das prescrições e das normas escolares explícitas ou implícitas.  
       
       Posteriormente a analise destas teorias, Barrère e Sembel (2006) dissertam a respeito da Socialização Escolar e Socialização Familiar, desenvolvendo uma série de colocações a respeito da relação entre estes fatores, com ênfase em seu país a França.  Colocações estas, as quais podem servir para elaboração de um paralelo com a realidade brasileira e seus fatores de socialização escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas