Dia 10 de dezembro: dia do Sociólogo

O dia 10 de dezembro é considerado o dia Nacional do Sociólogo, pois foi nessa data, em 1980, que foi regulamentada, pela Lei 6.888, a profissão do sociólogo no Brasil.

 Fonte: <http://associacaosociologosac.blogspot.com.br/2012/12/dia-nacional-dos-sociologos.html>. Acesso em 29 maio de 2015.



Mas o que faz um sociólogo?
        A Sociologia estuda a relação entre indivíduo e sociedade em determinado tempo e espaço. É uma das áreas das Ciências Sociais que, além desta, abrange a Antropologia e Ciência Política.
        De acordo com a lei 6.888/1980, são competências do Sociólogo:
                         a) elaborar, supervisionar, orientar, coordenar, planejar, programar, implantar, controlar, dirigir, executar, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes à realidade social; 
                              b) ensinar Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino; 
                              c) assessorar e prestar consultoria a empresas, órgãos da administração pública direta ou indireta, entidades e associações, relativamente à realidade social; (...)

        Conforme o Projeto Pedagógico (PPC), o curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, busca articular suas áreas de conhecimento com o objetivo de promover “aos estudantes a desnaturalização de concepções ou explicações dos fenômenos sociais no processo de produção e ensino das Ciências Sociais” (p. 24).
        O profissional egresso do curso estará habilitado para atuar no Ensino Médio da Educação Básica, como professor de Sociologia, na educação não formal, realizar pesquisas e exercer assessoria e consultoria em entidades públicas e privadas, movimentos sociais, ONGs etc., voltados à intervenção na realidade social, análise e planejamento de questões sociais (PPC, 2013).

        Conheça as entidades a que estão ligados os profissionais em Ciências Sociais:
Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS):

Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS):

Associação Brasileira de Antropologia (ABA):

Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP):

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS):

Referências:
BRASIL. Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980. Dispõe sobre o exercício da profissão de Sociólogo e dá outras providências. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=126429>. Acesso em 29 maio de 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Sociais – Licenciatura. Erechim, 2013. Disponível em <http://www.uffs.edu.br/images/DOP/PPC_Cincias_Sociais_Erechim_2014_RESOLUO_31_10_2014.pdf>. Acesso em 29 maio de 2015.



Joviana Vedana da Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas