Trabalho Sociológico através do uso de livros Literários em sala de aula

Resumo do livro Literário Oliver Twist (Autor: Charles Dickens).
Por Camila De Paris.
O livro “Oliver Twist” escrito por Charles Dickens (1812-1870) foi publicado originalmente em folhetim, em 1837 e em formato de livro em 1838. Dickens (que viveu sob os efeitos da Revolução Industrial e o poderio do Império Britânico) apesar de usar da imaginação na criação dos personagens desse livro retrata de forma realista a realidade da sociedade de seu tempo, retratando as condições precárias vividas na sociedade inglesa vitoriana.
A obra “Oliver Twist” descreve as aventuras vividas por um garoto que nasce em um orfanato nas redondezas da Inglaterra, onde após seu nascimento sua mão morre, vivendo os primeiros nove anos de sua vida nessa instituição, entre centenas de crianças que sofriam com a fome e o trabalho escravo.
Oliver ao ser vendido ao dono de uma funerária passa a sofrer maus tratos fugindo para Londres em busca de melhores condições de vida, onde conhece um garoto chamado Jack Dawkins, de apelido Artful Dodger (esperto), que o leva para conhecer Fagin prometendo que este o acolheria e lhe daria comida. Fagin, um dos maiores vilões da história da literatura, é um velho que manipula crianças e adolescentes para cometer pequenos roubos, que aliado de outro ladrão e assassino Bill Sikes, passa a tentar transformar Oliver em um ladrão.
No entanto, no primeiro roubo em que Oliver participa, a tentativa é mal sucedida e outro garoto do bando facilita a captura de Oliver pela polícia. Ao ser julgado pelo roubo, o menino conhece o Sr. Bronlow, o alvo do roubo, um bondoso homem que acredita na inocência dele e que se dispõe a cuidá-lo, Oliver passa a ver no Sr. Bronlow a figura de um pai, pois pela primeira vez o menino recebe cuidados, roupas, comida e afeto.
Nancy, uma mulher que pertencia ao bando e que havia criado afeição por Oliver, percebe uma conversa entre Fagin e “Monks” que queria encontrar Oliver por algum motivo, decidindo encontrar-se com Mayle (governanta do Sr. Brownlow) para avisar-lhe do perigo que Oliver corria, no entanto, foi seguida por um garoto do bando que delatou a sua traição a Fagin, este avisando Bill Sikes, que com medo de serem pegos, matou Mayle.
Sikes, numa tentativa de fuga acaba perdendo o equilíbrio ao andar sobre um telhado, morrendo enforcado com a própria corda que carregava. Fagin, por sua vez é capturado pela polícia e condenado a morte.
O Sr Brownlow arma uma emboscada para saber quem era Monks, vindo a descobrir que este era o meio irmão de Oliver por parte de pai. O pai de Oliver e Monks, era seu amigo, que havia confiado ao Sr. Brownlow informações a respeito da mãe de Oliver, Agnes Fleming, destinando uma carta com um testamento em que deixava parte de suas propriedades para o filho que iria nascer.
Contudo, Monks havia interceptado a carta de seu pai endereçada a Agnes fazendo com que essa nunca chegasse a ela. Agnes, ao sentir-se abandona, fugiu de sua casa dando a luz a Oliver em um orfanato, confiando o segredo a enfermeira que fez seu parto e deixando a mesma um medalhão grafado com o nome que identificaria Oliver ao seu pai.
A enfermeira, antes de falecer, entregou o medalhão ao Sr Corney, dono do orfanato. Monks, ao saber da repercussão da história, comprou o medalhão e jogou-o em um rio.
Por fim, toda a farsa é descoberta e o Sr Brownlow reconhece Oliver como filho.

O Livro literário “Oliver Twist” é extremamente realista, retratando a realidade sórdida das gangs londrinas, o trabalho forçado de crianças, assassinos, prostituição, pobreza, enfim um mundo subparalelo ao mundo imperial da Grã-Bretanha, contextualizado na época da Revolução Industrial, em meados de 1825, podendo ser trabalho a cerca de temas como Ética (em base do personagem Oliver Twist, uma criança que não se deixa levar pela maldade, sendo incorruptível, honesto, bondoso e dócil), Revolução Industrial, divisão das classes sociais, meios de produção, alienação, exploração da força de trabalho, trabalho infantil, mais-valia, lucro, consumo, movimento operário, ente outros.






Comentários

Postagens mais visitadas