Oficina Identidade e Ação Coletiva

No dia 05 de maio, o PIBID Ciências Sociais realizou mais uma de suas oficinas com os representantes de turma do Ensino Médio da Escola Érico Veríssimo do turno da manhã. Neste dia, dando sequência às oficinas sobre democracia e representação, que tem como foco a discussão dos temas sob e as funções dos representantes na política e no ambiente da escola, foi realizado a oficina “Identidade e ação coletiva”.
A oficina foi o resultado da polêmica existente na Escola a respeito da obrigatoriedade do uso de uniforme. Assim, como forma de oportunizar aos estudantes uma reflexão a respeito da exigência, o PIBID Ciências Sociais convidou os líderes de turma para um debate a respeito do tema.
Primeiramente, foi apresentado o uso de uniformes nas diferentes profissões, como medicina (médico), segurança pública (policial), aviação civil (piloto), questionando-os sobre o que é esperado desse tipo profissional. Associou-se o uso dos uniformes aos espaços a que estes estão relacionados: a delegacia, o hospital e o avião, e, por último momento, foi questionado sobre o que é esperado de uma pessoa que usa o uniforme da Escola Érico Veríssimo. Além disso, foi apresentado o histórico da escola e do uso do uniforme. Sendo assim, foi possível trabalharmos a questão do papel social desempenhado por tais profissionais e sua representação na sociedade (seu prestígio ou falta dele).
A partir disso, realizamos uma discussão, dividindo os alunos em dois grupos, sobre a possibilidade de personalização ou modificação do atual uniforme, motivo de grande descontentamento entre os estudantes e conflito com a direção, sempre levando em conta os critérios de economicidade, que está atrelado à confecção de novos uniformes, e segurança, um meio de identificação do aluno na vizinhança e no seu trajeto até a escola.
Então, o passo seguinte foi a discussão sobre ação coletiva, que teve como objetivo proporcionar a reflexão sobre a organização do grupo em prol do objetivo, isto é, a mudança no uniforme, como convencer os demais estudantes a participarem desta ação, os benefícios que esta proporcionará para a escola e compromissos do grupo. Neste sentido, retomamos a questão de identidade e de esta ser usada como uma forma de mobilização.
Foi possível perceber que os alunos estiveram atentos e interessados e sabiam de que se tratava. Para eles, o uso do uniforme é importante, mas o que incomoda é o emblema, o logotipo da escola, não gostam daquela figura. Além do fato de considerarem que o uso foi “imposto” não puderam ser ouvidos. Neste sentido, a realização da oficina foi muito oportuna ao possibilitar o debate, a problematização da exigência do uniforme no contexto da escola. Colocaram também que gostariam que a cor preta voltasse e o tecido da camiseta branca é transparente. Ficou a impressão de que não é o uniforme em si que incomoda os alunos, mas sim o logotipo. Ficou acertado uma proposta a ser levada para direção do compromisso em cuidar do uso do uniforme, diminuindo as idas de alunos para secretaria, poderem modificar o logotipo ou retirá-lo da camiseta deixando apenas o nome da escola, também levariam sugestões de melhorias no uniforme e retorno da cor preta.
Para Escola Érico Veríssimo o PIBID Ciências Sociais ter realizado a oficina favorece para o fortalecimento de um de seus objetivos, a formação para a cidadania, através de oportunizar aos estudantes a reflexão de suas reivindicações. Para o Programa, a oficina contribui para uma maior atuação na Escola, dando continuidade e enraizamento da oficina sobre democracia e representação.
A oficina oportunizou que os bolsistas do PIBID atuassem sobre uma   discussão entre a escola e os alunos, mostrou para os alunos a importância do uso do uniforme. Nós bolsistas fizemos um grande esforço para deixar claro para os alunos o porquê do uso do uniforme, suas vantagens e desvantagens, foi um grande desafio realizar esta atividade e tentar superar o nervosismo. Quando fomos divididos em dois grupos, interagindo diretamente com os alunos, pode-se perceber o quanto eles estavam interessados em resolver a questão. Suas propostas estavam dentro do que a escola visava: a economicidade e segurança para os alunos.


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