Barrére, Anne. Sembel, Nicolas. Escola e Aprendizagem. In: Sociologia da Escola. Edições Loyola. São Paulo, 2006.

Gabriel claro da Rosa           

       Os autores ao tratarem do currículo escolar nos mostram a dificuldade que era em décadas anteriores adequar a inserção dos alunos das camadas mais populares com a tradicional cultura escolar que se tinha nesta época. Com essa indagação, viu-se a indigência de se debater o currículo formal e o “concreto” que se tinha nas instituições de ensino.
       A propagação da cultura escolar e dos saberes é um tema abordado por distintas áreas do saber, além de conversar com as novas abordagens pedagógicas estabelecidas nas escolas. Entretanto, como os autores nos mostram, não é sempre que os objetivos são obtidos. A ênfase dada às interações pedagógicas pode vir a atrapalhar a formação educacional dos alunos que a proposta, de inicio, tinha como objetivo beneficiar, já que desconsidera as vivencias do aluno, tanto no âmbito escolar , quanto no familiar  e também profissional.
       Com o intuito de cooperar, a sociologia da aprendizagem procura a compreensão desse método, contemplando assim, as visões reais e aplicáveis no campo educacional. Portanto para os autores a aprendizagem se dá no estimulo a reflexão e não mais a reprodução, não obstante, valoriza-se a constituição de saberes, com o objetivo de que o aluno não se torne mero figurante na sua constituição escolar.

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