Conhecendo a Escola Toldo Coroado

No dia 13/04, o Grupo PIBID Ciências Sociais da UFFS Campus Erechim realizou uma visita à Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Toldo Coroado, localizada na reserva indígena Kaingang no município de Benjamin Constant do Sul, RS. Segundo o professor Nilson, que recebeu o grupo, a reserva é a quarta maior da região Norte do Rio Grande do Sul, contendo cerca de 2300 pessoas e 300 famílias.  A população indígena representa um total de 42% da população do município.
 O objetivo da visita foi perceber in loco o cotidiano indígena para desnaturalizar concepções folclóricas sobre o índio e sua cultura, visto as mudanças ocorridas através do contato do índio com outras culturas. Sendo assim, por meio das observações e conversas com as lideranças podemos conhecer a reserva e entender o funcionamento da escola indígena, que dentro da educação formal do Estado procura preservar a cultura, principalmente a língua, escrita e leitura Kaingang.
 Essa visita resultou em uma exposição fotográfica, durante essa semana e na próxima semana, na Escola Érico Veríssimo tendo em vista o Dia do Índio, dia 19/04. Posteriormente, o grupo do PIBID Ciências Sociais pretende realizar diálogos com estudantes indígenas da UFFS para pensar uma proposta de atividade na Escola Érico Veríssimo.






Comentários

Postagens mais visitadas