Inconfidência Mineira
Na última sexta-feira dia 24/04 foram encerradas as atividades propostas pelo PIBID- Ciências Sociais sobre o movimento da Inconfidência Mineira. Os cartazes foram colocados na sexta-feira dia 17/04 e passaram a semana expostos a fim de instigar os alunos à curiosidade com relação ao feriado de 21 de Abril comemorado como dia de Tiradentes. O objetivo da ação era evidenciar o movimento da Inconfidência descentralizando a figura de Tiradentes de forma a apresentar para os alunos fatos inexplorados do contexto histórico no qual se insere esta data.
No dia 24/04 os cartazes foram retirados pelas bolsistas Claudia Gonçalves e Rubia da Silva, sendo selecionados sete dos quinze cartazes para desenvolver a ação que contou com a colaboração do bolsista voluntário Maikom Bueno. Após o intervalo, os alunos foram reunidos no saguão da escola Érico Verissimo, onde ocorreu um debate dinâmico com os alunos que de forma participativa expressaram suas percepções sobre a ação.
Após o debate foi distribuído um texto de apoio elaborado pelas bolsistas, contemplando o movimento da Inconfidência Mineira, além de apresentar o contexto histórico da época e reforçar a figura de Tiradentes como personagem principal dentro desse cenário histórico.

 Cláudia Gonçalves
 Rúbia Silva

Comentários

Postagens mais visitadas