Oficina Democracia e Representação Política na escola Érico Veríssimo


A pedido da Direção da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, o PIBID Ciências Sociais realizou pelo terceiro ano consecutivo, a oficina Democracia e Representação Política, motivado pelas eleições para representantes de turmas na escola.
Esta oficina tem por objetivo oportunizar espaços de discussões acerca de conteúdos de Ciência Política, visto no ensino básico na disciplina de Sociologia. A oficina aborda questões como: democracia direta, democracia representativa e o papel das instituições políticas em âmbito nacional.
A oficina é constituída por diversas etapas, (i) Apresentação dos conceitos; (ii) Eleição de uma temática (sugerida pelos alunos) para discussão, por meio de Democracia Direta; (iii) Elaboração de uma pergunta para nortear o debate e dividir os grupos de forma antagônica; (iv) Eleição de representantes dentro dos grupos; (v) Debate entre os representantes e posteriormente eleição por meio do voto secreto.
Na exposição dos conceitos enfatiza-se a importância da representação, as regras e os procedimentos que regem a democracia vivida no país.
A atividade realizou-se em três dias, contemplando as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio. No primeiro dia trabalhou com as séries finais do ensino fundamental (oitavos e nonos anos), cerca de 60 alunos, e a temática escolhida foi Liberdade de Orientação Sexual. No segundo dia, trabalhamos com os primeiros anos do ensino médio, cerca de 65 alunos, com discussão baseada na Legalização das Drogas no Brasil. E no terceiro dia, foi a vez dos segundos e terceiros anos, cerca de 45 alunos, debatendo acerca da Redução da Maioridade Penal no Brasil. Nos três dias a atividade foi conduzida pelos bolsistas do Programa.
Este é um recurso metodológico usado pelo Programa desde 2013, iniciado a atividade na escola em que está inserido, E. E. Ensino Médio Érico Veríssimo. Em 2014 este modelo foi estendido para escolas da Região do Alto Uruguai, por meio do programa de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizando-o em 3 escolas, em dois turnos (manhã e tarde).
Oportuniza espaço para acadêmicos desenvolver o exercício docente e aos alunos do ensino básico a aproximação dos conceitos conectado à prática.


Amanda Mendes











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