Oficina Democracia e Representação Política na escola Érico Veríssimo
A pedido da Direção da
Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, o PIBID Ciências Sociais
realizou pelo terceiro ano consecutivo, a oficina Democracia e Representação Política,
motivado pelas eleições para representantes de turmas na escola.
Esta oficina tem por
objetivo oportunizar espaços de discussões acerca de conteúdos de Ciência
Política, visto no ensino básico na disciplina de Sociologia. A oficina aborda
questões como: democracia direta, democracia representativa e o papel das
instituições políticas em âmbito nacional.
A oficina é constituída
por diversas etapas, (i) Apresentação dos conceitos; (ii) Eleição de uma
temática (sugerida pelos alunos) para discussão, por meio de Democracia Direta;
(iii) Elaboração de uma pergunta para nortear o debate e dividir os grupos de
forma antagônica; (iv) Eleição de representantes dentro dos grupos; (v) Debate
entre os representantes e posteriormente eleição por meio do voto secreto.
Na exposição dos
conceitos enfatiza-se a importância da representação, as regras e os
procedimentos que regem a democracia vivida no país.
A atividade realizou-se
em três dias, contemplando as séries finais do ensino fundamental e o ensino
médio. No primeiro dia trabalhou com as séries finais do ensino fundamental
(oitavos e nonos anos), cerca de 60 alunos, e a temática escolhida foi Liberdade de Orientação Sexual. No
segundo dia, trabalhamos com os primeiros anos do ensino médio, cerca de 65
alunos, com discussão baseada na Legalização
das Drogas no Brasil. E no terceiro dia, foi a vez dos segundos e terceiros
anos, cerca de 45 alunos, debatendo acerca da Redução da Maioridade Penal no Brasil. Nos três dias a atividade foi conduzida
pelos bolsistas do Programa.
Este é um recurso
metodológico usado pelo Programa desde 2013, iniciado a atividade na escola em
que está inserido, E. E. Ensino Médio Érico Veríssimo. Em 2014 este modelo foi
estendido para escolas da Região do Alto Uruguai, por
meio do programa de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul,
realizando-o em 3 escolas, em dois turnos (manhã e tarde).
Oportuniza espaço para
acadêmicos desenvolver o exercício docente e aos alunos do ensino básico a
aproximação dos conceitos conectado à prática.
Amanda Mendes
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