Barrére, Anne. Sembel, Nicolas. Escola e Aprendizagem. In: Sociologia da Escola. Edições Loyola. São Paulo, 2006.

                                                                                                                               Vilmar Rubens Graboski*

   Ao tratar do tema da “aprendizagem”, a sociologia da educação parte de dois modelos teóricos que procuram analisá-lo do ponto de vista do “currículo” (em seu aspecto formal e oculto) e da noção de “profissão”. Ao trazer para o debate o tema da aprendizagem, procura-se compreender e esclarecer os elementos que constituem e permeiam este processo, em um contexto de complexificação das relações que se estabelecem nas instituições escolares, em grande medida, acentuada com a democratização do ensino, em que pesam as discussões a respeito da transmissão dos saberes ou da cultura escolar a jovens advindos de diferentes grupos e classes sociais.
   A difusão dos saberes ou da cultura escolar, além de provocar questionamentos e configurar-se como um tema abordado por diferentes campos do conhecimento, dialoga também com as novas relações pedagógicas incorporadas nas instituições, mas que de acordo com os autores, nem sempre cumprem com os objetivos predeterminados, ou ainda, acabam por dificultar em um grau considerável o percurso educacional daqueles estudantes, cujos quais, inicialmente a proposta visava favorecer. Tal fato ocorre pela ênfase dada as interações pedagógicas e deste modo, desconsiderando a importância das relações com os colegas, o projeto familiar, e as representações do futuro profissional que também influenciam os projetos dos estudantes, sem nos esquecermos do sentido atribuído aos estudos, variável nos diferentes níveis do processo educacional. Diante disto, a sociologia da aprendizagem visa contribuir para a compreensão deste processo, abandonando as visões normativas e contemplando as práticas reais.
*Academico do curso de licenciatura em Ciencias Sociais e integrante do PIBID.

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