BARRÈRE, A; SEMBEL, N. Escola e Socialização. In: Sociologia da Escola. São Paulo: Edições Loyola. p. 15-34

                                                                                                                      Luciana Alesso*

O prefácio do livro, escrito por François Dubet, nos aponta que há duas formas de ler o livro acima citado:

§    A primeira é a maneira própria da leitura de um livro que expõe o essencial dos conhecimentos da sociologia da educação;

§    A segunda consiste em compreender o livro como um argumento/tese, sobre a sociologia da educação e sobre a escola.

Após a leitura dos textos produzidos pelos estudantes bolsistas do PIBID de Sociologia podemos ressaltar alguns pontos relevantes destacados por cada um deles:

O estudante Gabriel Claro da Rosa em seu texto destacou sobre o apontamento de estudos contemporâneos para a importância não apenas da escola e da família como instituições separadas e estanques, mas nas atividades extra-classes, atividades esportivas e culturais que possibilitem a integração dos jovens.

Segundo Janinny Gautério Kierniew, os autores destacam que a escola contribui para a reprodução social, não para a formação integral dos sujeitos.

Vilmar Rubens Graboski destaca em seu texto que o processo de socialização ocorre:

§    Por assimilação de valores e normas (perspectiva funcionalista clássica) – Émile Durkheim;

§    Reprodução de uma cultura dominante (perspectiva da reprodução) – Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron ;

§    Através da negação ou não-negação dos princípios, valores ou projetos previamente estabelecidos (perspectiva da experiência escolar) – François Dubet.

Luciano André Perosa destaca o texto de Dubet o qual caracteriza que os estudantes seguem três princípios: integração, estratégia e subjetivação.

Para Sonia Maria Tussi, os autores dissertam a respeito da Socialização Escolar e Socialização Familiar fazendo colocações as quais poderão servir para a elaboração de um paralelo entre a realidade brasileira e a França.

Como Dubet nos coloca, cada indivíduo tem uma maneira diferenciada de fazer a leitura da mesma obra dependendo do contexto o qual está inserido. Percebe-se que cada estudante acima relacionado deu maior ênfase a uma parte do texto em questão.  Utilizando a frase do estudante Vilmar Rubens Graboski, “qual o papel da escola no processo de socialização?” nos incentiva a continuar a leitura desta importante obra.
*Supervisora PIBID Sociologia - UFFS/Escola Érico Veríssimo - Erechim

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